Ser ou existir, eis a raiz da questão.







Paz sem tédio. A chuva parece enriquecer o vazio existente por pura vaidade humana. Cai forte, agressiva, esmurra a janela, parece querer entrar. Olho para os cantos. Essas paredes neutras, meu olhar passa por elas e procura a essência, como uma criança procura a mãe, ao se sentir perdida. Respirar, graças a deus ou a qualquer coisa, não é um ato voluntario. Imagina que ironia seria morrer por ter esquecido de respirar. Na certa, esqueceria dessas coisas básicas, porque apesar de eu amar o simples, tenho a mania incontrolável de querer ser a metafísica de mim, quem dirá das coisas do mundo.
Ser é tão necessário e essencial como respirar, entretanto, por poder ser algo relativamente voluntário, muita gente deixa de ser e apenas existe, como se ser fosse apenas seguir e cumprir regras de um jogo que nem conhece.
Com a pressa e o egoísmo correndo solto, não conseguimos perceber os detalhes do cotidiano. Não percebemos quando uma casa é pintada, uma lâmpada é trocada ou simplesmente quando nossos filhos ou cachorros crescem. Depois, em um dia vazio, quando conseguimos fixar nosso olhar em alguma coisa, nos damos conta e sentimos a ausência de lembranças, a angústia de estar perdendo tanta coisa e ainda assim não fazer nada. Eis o tempo que vivemos! Eis o tempo que agrega a matéria, nossas células e vai gastando nossas moedas.
Não ser notado tem suas vantagens, sabemos. Para quem é carente, é como ser acertado por um tiro disparado no escuro. Sempre querendo ser notado, abraçado e não nota o sorriso acanhado de quem está ao seu lado. Não nota o olhar velado de tanta coisa que precisa ser desmistificada.
Tive um insight,uma epifania recorrente que me fez entender que o corpo ocupa lugar no espaço, e que tem gente que se limita a isso. Foi dado um corpo a uma pessoa, um rosto e a alienaram do resto do ser que a constrói. De repente, vários corpos no mesmo lugar. Várias mãos entrelaçadas umas as outras. Vários braços se enroscando aos outros para formar uma corrente de misericórdia pela beleza e inebriante sensação que é ter que ser e viver.
 Escuro. Chuva. Eu. Minha máquina. O barulho dos meus dedos descarregando toda minha essência nas teclas de um instrumento quase extinto, mas que para mim, pulsa e grita vida. Grita tudo. Eu, esse clichê e minhas pontuações. Não me controlo. Eu só sei. Eu só sei ser, porque apenas existir é tão pouco pra mim. Logo eu que quero, sempre quero, não me contento, não me contenho.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Já faz um tempo.

Insônia feliz